Bem vindo

Bem-vindos ao Blog do 3º F do Centro de Ensino Médio Setor Leste! Neste blog colocamos páginas e postagens sobre a Arte Moderna desde o fim do século XIX até os dias atuais. Fique à vontade para comentar sobre o nosso blog. Desde já agradecemos a todos e em especial a professora Eliana pela oportunidade de aumentar o nosso conhecimento sobre o mundo e principalmente nos ajudar a prosperar em projetos futuros.



"Temos a arte para não morrer da verdade."
(Friedrich Wilhelm Nietzsche)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Literatura na Oceania



              A formação da Oceania é composta por parte da Nova Guiné, Nova Zelândia e Austrália tendo ainda as ilhas Micronésia Melanésia e Polinésia que fazem parte do Oceano Pacífico. A Austrália o país mais extenso territorialmente da Oceania, foi palco do nascimento do escritor Henry Lawson no ano 1867 considerado por muitos o maior de todos os escritores de seu país, seus textos e poesias são caracterizados por fantasias no momento em que a Austrália era colônia. Algumas de suas obras foram On the Track, Over The Sliprails, While The Billy Boils entre outras, também escreveu para uma revista chamada Bulletin no termino do século XIX com o intuito de trazer sensibilidade, ânimo e alegria sendo esses os lemas em que a revista propôs como objetivo de conceber os ideais do “nacionalismo do arbusto” outro escritor, jornalista e poeta que também participou foi Banjo Paterson conhecido pelo seu interesse de escrever sobre a vida rural dos australianos, seus maiores destaques como poeta foram “Waltzing Matilda", "The Man from Snowy River" e "Clancy of the Overflow".   
           Michael Thomas Keneally australiano premiado pela Man Booker como criador do melhor livro literário em inglês por um escritor que pertence a Comunidade Britânica de Nações, seu romance “A arca de Schindler” baseada na Segunda Guerra Mundial descreve a perseguição de nazistas a judeus onde um partidarista do nazismo auxilia a salvação de 1200 judeus, seu livro deu origem até mesmo a filmes como A Lista de Schindler. Ainda falando sobre livros que geraram  filmes, temos a escritura Pamela Lyndon Travers escritora australiana que é a responsável pela verdadeira  origem de um dos musicais que ocupa um raking entre um dos 25 maiores musicais americanos de todos os tempos, infelizmente suas obras caracterizadas por ter a babá perfeita que aparece literalmente levada pelo vento há um casal para cuidar de seus filhos designada pela personagem Mary Poppins é totalmente destorcida tanto ela quanto a própria história da autora no musical.
             A escritora Paterson Janet Frame nasceu em uma pequena cidade da Nova Zelândia tendo como característica em suas obras seu exemplo de vida sofrida descrita em autobiografias além de também trabalhar com contos, poesias e ficção juvenil, ela como escritora tinha tudo para adotar os models que predominava na literatura que era o realismo, entretanto não o seguiu e de contra partida de inicio ao realismo mágico que era uma mistura de elementos modernistas, poesia e prosa tendo como resultado o ganho de vários prêmios. 
              De um modo geral a Literatura Oceânica ela é mais rebuscada e também original por não receber tantas influências de outros continentes e tem fortes características da religião e das crenças perceptíveis na presença de personagens mitológicos, espíritos e deuses e uma curiosidade foi que por muito tempo as histórias literárias  eram contadas oralmente pela facilidade estrutural que se tinha de se decorada pelos contadores.
                    







Aluna:   Franciele Ribeiro Silva 

Turma :3°"F" N°12     

Um comentário:

  1. Franciele, ainda muito presa ao material pesquisado. Agora, reveja a grafaia da palavra TÉRMINO e reescreva: LEVADA A UM CASAL// DE MODO GERAL,A LITERATURA É MAIS REBUSCADA//.

    ResponderExcluir